Os implantes dentários são a forma mais eficaz de ter dentes fixos para quem, pelas mais diversas razões, não tem a possibilidade de ter os seus dentes naturais, já que é a solução que mais se assemelha à dentição natural.
Uma boa dentição é muito importante para a saúde e bem-estar de uma pessoa, sendo que cada dente tem uma função específica, cada um com a sua importância no bom funcionamento da mastigação. Havendo dentes em falta, devido à perda óssea, os dentes tendem a mudar de posição, afetando a forma como a arcada superior e inferior se encontram, modificando a oclusão, ou encaixe dos dentes superiores e inferiores, o que pode acarretar dores a nível muscular e articular, originando a perda de suporte dos dentes.
A aplicação de implantes dentários é sem dúvida, na generalidade dos casos, a melhor opção, com melhor custo beneficio, para quem necessita de substituir um ou mais dentes.
Perguntas frequentes
Os implantes dentários consistem na utilização de parafusos de titânio para substituir a raiz do dente perdido, dando assim suporte às coroas cerâmicas, que substituem os dentes naturais.
Como em qualquer situação, há sempre exceções, contudo, no caso dos implantes dentários, caso o paciente seja saudável, não há qualquer contraindicação. Cada caso deve ser devidamente avaliado pelo profissional que vai encontrar a melhor solução para o seu caso.
Pelo facto de se tratar de um processo cirúrgico, que pode de alguma forma assustar algumas pessoas, trata-se de um procedimento que não é doloroso, uma vez que é feito com anestesia local, da mesma forma como em diversos outros procedimentos. O paciente pode sentir algum desconforto pelo procedimento, que passará em poucas horas.
O preço da colocação de implantes varia consoante o caso, pelo que o custo só poderá ser definido mediante análise por parte do profissional de saúde.